Uma noite no deserto do Saara. Como é essa experiência?

Ano passado decidi passar o Ano Novo em uma tenda no meio do deserto do Saara e gostei bastante.

Segue abaixo o roteiro que fiz a partir de MARRAKECH (em outro post falaremos de Marrakech):
29/12 – Dia 1 – Marrakech -AitBen Haddou-Valley of the Roses -DadesGorge
Partida de Marrakech para atravessar o Tichkapass nas montanhas do Alto Atlas com uma parada para café e visita a uma cooperativa de arganoil.
Continuamos pelas montanhas com algumas paradas para apreciar a vista e tirar algumas fotografias e almoçar em AitBen Haddou, Património Mundial da UNESCO, o mais famoso Kasbah em Marrocos.

Aitben Haddou é uma tradicional cidade fortificada (ou ksar) feita de tijolos de lama, no Alto Atlas. É um lugar incrível, além de ter sido cenário de vários filmes, como por exemplo Lawrence da Arábia, O Gladiador, A Mumia, etc.

O Ksar fica na margem do rio contrária à estrada de acesso. Logo à entrada há um parque onde pode deixar o carro.  A vista clássica de Ait Ben Haddou é dessa margem do rio.

Após o almoço, fomos ao o hotel RIAD KSAR IGHNDA aonde nos hospedamos por 01 noite (Douar Asfalou – Ait Ben Haddou, Ouarzazate – Maroc – www.ksar.ighnda.net)

O hotel como o nome diz, é um Riad com fontes, árvores, flores, laranjeiras e uma piscina ao centro. Em volta da piscina estão os 40 quartos do hotel.

Achei o hotel bem charmoso e no verao deve ser uma delicia, depois da longa viagem relaxar na piscina. O ponto fraco para mim foi a comida.

O hotel possui um Spa que oferece diversos tipos de Hammam (imperdivel – aconselho resrevar, pois tentei reservar ao chegar no hotel, mas estava lotado).

30/12 – Dia 02 – Ait Benhaddou valley of the Roses – DadesGorge/Ait Benhaddou /Dades
Continuamos atraves do SkouraOasis, aonde poderemos ver varios antigos Kasbahs entre muitas palmeiras e vistas lindas.  A partir daqui, a rota nos leva através de Kelaa Magouna, o Vale das Rosas, onde é possivel ver aldeias nomades e vilas berberes,com uma parada para ver cosméticos feitos localmente. Continuamos até o DadesGorge onde iremos ficar 01 noite no Hotel Chez Pierre localizado ao lado do rio(www.chezpierre.org).

Eu gostei muito deste hotel, lindo, aconchegante e com funcionarios muito atenciosos, os quartos muito bem decorados com roupões, chinelos, secador de cabelo, vários produtos para banho e corpo locais em frascos de vidro bem charmosos.

O jantar estava incluído e foi servido à luz de vela.

A comida estava maravilhosa, além de muito saborosa, tinham uma apresentação excelente. Não ha opcao de cardapio, é um menu degustacao, com varias opções de prato, todos excelente.

31/12 – Dia 3 – Dades Merzouga
Depois do café da manha, caminhamos pelo rio antes de continuar para TodraGorge.

Gargantas Dades, também conhecida como Dades Gorge, situa-se em Marrocos, no Alto Atlas, no vale superior do Rio Dades, entre as cidades de Dades Boumalne e Msemrir. É um lugar maravilhoso, que faz voce ficar de boca aberta, apreciando aquela obra da natureza.

É famosa pela paisagem rochosa, caracterizada pelos “dedos dos macacos” e conhecida como o “cérebro de Atlas”, pela Kasbah (cidade islâmica) e, finalmente, pelas mais variadas vistas. Na sua vegetação não inclui palmeiras, mas sim amendoeiras, figueiras, algumas nozes, álamos e choupos.

Pode desfrutar-se de uma estrada formada em ziguezague, que serpenteia a montanha. Chegando ao topo da Garganta, podem observar-se maravilhosas paisagens.

O canyon, com paredes rochosas e avermelhadas, está localizado perto do rio e percorre-se pelo seu estreito caminho que nos leva à magia do lugar. Para mim foi um dos pontos altos do tour.

Continuamos através da cidade de Erfoud para chegar em Erg Chebbih no início da tarde.

Optamos por ficar no Merzouga Luxury Desert Camps, e foi maravilhoso, chegando lá, fomos conhecer nossa tenda, que era muito aconchegante, charmosa, além de ter banheiro com agua quente, e depois nos preparamos para andar de camelo no deserto para ver o pôr do sol sobre as dunas.

Foram cerca de 1h andando de camelo/dromedário. O pôr do sol no deserto foi uma das coisas mais bonitas que já vi. Com o sol já muito baixo a sombra dos camelos nas areias do deserto ficam gigantescas.

Anoiteceu e pouco a pouco as estrelas começavam a surgir e brilhar no céu. Foi ai que eu olhei para o outro lado e vi um enorme clarão atrás de uma duna era a lua surgindo gigantesca iluminando o Deserto do Saara. Maravilhoso.

Como era noite de Ano Novo tinha um DJ tocando musica bereber tipicas, na hora da virada tiveram fogos e foi muito animado.

O nome da tenda que escolhemos para passar o Ano Novo foi Merzouga Luxury Desert Camps Erg Chebbi_Meknes, e foi inesquecivel, com certeza uma experiencia que deve ser vivida.
Eles foram nomeado uma das Top 10 Glamping Experiencias no Planeta : http://www.traveller.com.au/worlds-top-10-glamping-experiences-ggw4qu

01/01/17 – Dia 04 : Merzouga – Fez

Fomos acordados às 5h da manhã com o céu ainda escuro. Estava muito frio! O guia nos levou até os camelos, para ver o sol nascer e tirar lindas fotografias. O nascer do sol foi outro espetáculo!
Após, tomamos café da manhã e seguimos com destino a Fez. No caminho passamos através de Arfoud, Errachidia, Vale Ziz, Meditlt, florestas de cedro e grupos de macacos de Azrou e Ifrane, antes de chegar em Fez. Hospedagem no Riad Fès – Relais & Châteaux (falaremos sobre Fes em um proximo post).

Esse trajeto foi bem cansativo, durou em torno de 07hs! Recomendo para quem quiser fazer esse passeio optar por fazer ese trajeto de helicopetro além de ser rapido, deve ter um visual incrivel.

img_8642 img_8647 img_8659 img_8676 img_8679 img_8683 img_8684   img_8717      img_8739
Neste tour de Marrakech para Fez através do deserto de Merzouga esta incluso:
• Transporte com motorista/guia particular falando ingles
• 02 noites de Hospedagem conforme roteiro com café da manha e jantar
• 01 noite em uma tenda de luxo com cafe da manha, lanche da tarde e ceia de reveillon